Site_image_3_M.Bimba

Mestre Bimba

Capoeira Regional

A Capoeira Regional surgiu com a fusão da Capoeira Angola e o Batuque (luta que Mestre Bimba aprendeu com o seu pai). Com a junção destas duas artes, Mestre Bimba pretendia desenvolver um estilo de capoeira mais eficiente, acrescentando a sua própria criatividade, introduzindo movimentos que ele julgava necessários para que a capoeira fosse mais objectiva.

Em1928, Mestre Bimba criou o que ele denominou “luta regional baiana”. Esta luta que é uma forma de Capoeira, foi assim apelidada, por apenas ser praticada na Bahia, mais tarde com a sua expansão passou a chamar-se Capoeira Regional.

A Capoeira Regional não se caracterizou, exclusivamente, como uma nova forma de jogar capoeira, onde o jogo é mais rápido, acrobático e atlético. Esta permitiu também mudar o modo de relacionamento da capoeira com a sociedade que a reprimia, ganhou protecção jurídica e abriu novas portas para a sua prática.

Mestre Bimba estabeleceu a capoeira como um ofício, dando dignidade profissional à sua prática através das suas actividades, e ganhou rigor pedagógico, criando um sistema para sua transmissão e o primeiro método de ensino do mundo.

“Em 1928 eu criei, completa, a regional que é o batuque misturado com a angola, com mais golpes, uma verdadeira luta, boa para o corpo e para a mente.”

Mestre Bimba

© 2015 EBC Portugal - Todos os direitos reservados